quinta-feira, 19 de agosto de 2010

"Sempre ao seu lado"






Sempre ao seu Lado (Hachiko - A Dog's Story, 2009) vai te fazer chorar. Muito! É bem antes que você imagina que as primeiras lágrimas vão começar a sorrateiramente se alojar nos cantos dos olhos, para depois correr em cascata. Mas o filme também vai te fazer sorrir e refletir sobre o nosso dia-a-dia e as relações que realmente interessam.

O longa é uma adaptação de uma história real, que aconteceu no Japão no início do século. Hachiko é o nome de um cachorro da raça akita que ficou famoso em todo o país depois que apareceu em reportagens de jornais que contavam sua história de lealdade ao seu dono, um professor da Universidade de Tóquio. Todos os dias Hachiko acompanhava seu amigo até a estação de trem e estava lá quando ele voltava para casa.


A história deste cachorro virou uma lenda no Japão e foi usada em escolas e casas para ensinar às crianças a importância lealdade entre amigos. Serviu também para despertar no país uma onda de criações de akitas, raça pura japonesa que estava cada vez menos popular. Há hoje na estação de Shibuya uma estátua de Hachiko, no lugar onde ele ficava esperando seu dono voltar.

Na versão estadunidense da história, Hachiko continua sendo um akita. Ele é achado quando ainda é um filhote em uma estação na periferia de Nova York pelo professor universitário Parker Wilson (Richard Gere), que o leva para casa. No início, sua esposa (Joan Allen) se recusa a adotar o novo morador, mas é tocada pela cativante relação entre os dois.

Um personagem que faz a ponte entre as duas versões explicando um pouco da mentalidade e crenças japonesas é o também é um professor universitário Ken (Cary-Hiroyuki Tagawa). Ele explica ao amigo que talvez não tenha sido ele quem achou Hachiko, mas sim que o cão o escolheu como seu dono. É ele também que explica que "hachi" é o numeral japonês para oito, um número especial, que simboliza a ligação entre os planos terrenos e espirituais.

A direção do sueco Lasse Hällstrom (Regras da Vida, Chocolate, O Vigarista do Ano) carrega no drama, incorporando elementos tipicamente ocidentais que certamente não estiveram na versão japonesa do filme, Hachiko Monogatari, sucesso de 1987. É o caso da brincadeira de pegar a bolinha, que Ken explica ser algo completamente sem sentido para Hachi. "Cachorros japoneses não pegam a bolinha apenas para agradar seu dono ou ganhar um biscoito", explica Ken em um prenúncio para uma das cenas mais emocionantes do filme. Nessa hora, pode deixar o jeito machão de lado e pegar aquele lenço de papel que estava no bolso desde Marley e Eu. Acredite, você vai precisar. E se ao acender das luzes vierem te perguntar alguma coisa, despiste dizendo que você é alérgico a cachorros.

E se gosta de cachorros vai chorar mais ainda, como uma criança, podem assistir, o filme é PERFEITO!

12 comentários:

  1. A história é boa e parece ser fascinante!
    Sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  2. ótimo blog, te desejo bastante sucesso, estou te seguindo já.
    www.renatarco.blogspot.com
    me siga também

    ResponderExcluir
  3. - Amoo tudo isso , é bom demais essa parceria! Teu blog é lindo *-*

    ResponderExcluir
  4. Blog legal parabéns pela iniciativa;;;

    bjs

    ResponderExcluir
  5. eu vi o filme, achei muito bom, o problema que o final é muito obvio,
    e o cachorro é lindo!

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse filme, é bem legal mesmo! Conheço muitas pessoas que choraram vendo...

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei,
    sabe eu assisto um Anime
    que se Chama Nana,no qual, existem duas personagens com o mesmo nome, no caso Nana,e uma das Nana's , apelida a outra de Hachiko , eu não conhecia a história, só sabia que tinha algo a ver com cão, haha, enfim, agora ja entendo totalmente a razão do apelido *-*

    ResponderExcluir
  8. MEU DEUS! NÃO FALA DESSE FILME QUE EU CHORO! gzuis, filme mto lindo <3 e me encantei pela a raça Akita Inu, mto lindos *-* um dia vou ter! ;) ótimo blog! E já conhecia a história, que é uma verdadeira amizade *=*

    ResponderExcluir
  9. sim sim, realmente um filme muuito lindo

    ResponderExcluir